Atpsgerencial
1196 palavras
5 páginas
FinalidadeA Contabilidade de centros de lucro (EC-PCA) permite a determinação de lucros e perdas por centro de lucro, usando cálculo de custo global por período ou o prisma de custo de vendas. Esse componente também permite a análise do capital fixo e dos chamados “índices estatísticos” (número de empregados, metros quadrados etc.) por centro de lucro. Consequentemente, é possível calcular todos os índices normalmente usados na Contabilidade de custos (retorno sobre investimento, fluxo de caixa, vendas por empregado etc.).
Um centro de lucro é uma unidade organizacional administrativa usada para fins de controle interno. A divisão da sociedade em centrso de lucro permite analisar as áreas de responsabilidade e delegar responsabilidade a unidades descentralizadas, tratando-as, assim, como “sociedades dentro da sociedade”.
A diferença básica entre um centro de lucro e uma divisão é que os centros de lucro são usados para controle interno, enquanto as divisões são mais orientadas para uma perspectiva externa.
O centro de lucro difere do centro de custo no sentido de que os centros de custo apenas representam as unidades onde surgem os custos de capacidade, enquanto a pessoa encarregada do centro de lucro é responsável por seu balanço de custos e receitas.
Integração
O EC-PCA faz parte do módulo Controlling Empresarial (EC).
Características
O principal objetivo da Contabilidade de centros de lucro é a determinação do lucro para áreas internas de responsabilidade. Esse componente possibilita a determinação de lucros e perdas por centro de lucro usando cálculo de custo global por período ou contabilidade de custo de vendas.
Atribuindo itens de balanço (ativo imobilizado, créditos e contas a pagar, estoques de material, material em processamento) a centro de lucro, é possível analisar ativos imobilizados por centro de lucro, usando-os, assim, como centros de investimento. Isso permite expandir os centros de lucro para centros de investimento. Também permite analisar