Atps
INFORMÁTICA
COLÉGIO ESTADUAL JARDIM ALEGRE
ENSINO MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE
TELÊMACO BORBA
MARÇO/ 2012
L N° 03
MAQUINA DE PASCAL
CALCULADORA DE LEIBNIZ
MAQUINA DE HOLLERITH
Trabalho apresentado para avaliação do rendimento Escolar na Disciplina de Informática, do curso Tec. Em Administração 2°Semestre Turma (B) Do colégio Estadual Jardim Alegre-Ensino Fundamental e Médio. Ministrado pelo Prof. Eduardo.
TELÊMACO BORBA
2012
Maquina de pascal
A pascalina foi criada entre 1642 e 1644, a calculadora conhecida com maior longevidade.
Foi o próximo passo no desenvolvimento de máquinas de calcular foi à invenção da primeira "engenhoca" capaz de somar ou diminuir números muito rapidamente. A Pascalina, como foi apelidada a primeira calculadora mecânica, foi criada quando Pascal tinha apenas dezoito anos. O modelo desenvolvido pelo jovem inventor consistia em uma caixa contendo rodas dentadas e engrenagens, que conforme se encaixavam, produziam os cálculos solicitados. O operador girava as rodas dentadas de modo que os números a serem somados ficassem expostos no mostrador. Cada casa decimal era representada por uma roda diferente, isto é, uma era a unidade, outra a dezena, a seguinte a centena e assim por diante. Comercialmente, a Pascalina foi um fracasso, pois não foram produzidas mais de 50 unidades e seu preço era muito alto.
Calculadora de Leibniz
Construído por Gottfried Leibniz e muitas vezes visto como uma evolução da Calculadora de Pascal, este mecanismo era uma calculadora mecânica que permitia não só realizar somas e subtrações, mas também multiplicações e divisões e ainda extrair a raiz quadrada. O modelo era assim muito parecido com o de Pascal, mas com componentes extras que aceleravam os cálculos e se moviam dentro da máquina, melhorando o seu funcionamento.
Esta calculadora foi construída em 1672, após uma visita de Leibniz a Paris, onde tomou conhecimento dos intermináveis cálculos astronómicos