Atps
ETAPA 1 - Reflexão sobre a abordagem Sistêmica na Negociação.
Etapa 1 - Reflexão sobre a abordagem Sistêmica na Negociação
Negociação é o processo de buscar a aceitação de ideias, propósitos ou interesses, visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem as negociações conscientes de que foram ouvidas, tiveram oportunidades de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais.
(Andrade, Rui Otávio Bernardes de Princípios de negociação: ferramentas e gestão / Rui Otávio Bernardes de Andrade, Rovigati Danilo Alyrio, Marcelo Alvaro da Silva Macedo. – 2. Ed. – 4. Reimpr. – São Paulo: Atlas, 2010.)
Negociação implica caracteristicamente uma troca de dar e receber entre o negociador e o oponente, que tentam chegar a uma conclusão agradável ou aceitável no ajuste de um problema ou disputa. Sparks (1992).
Negociação é a arte de se alcançar um acordo, resolvendo as diferenças por meio do uso da criatividade. Envolve dois lados tentando chegar a um acordo, uma solução que, idealmente, deixará ambas as partes felizes – á clássica solução ganha-ganha. Kozichi (1998).
Negociação é uma atividade que envolve um elemento de negócio ou barganha, que permite que ambas as partes alcancem um resultado satisfatório. Hodgson (1996).
Negociação é um conceito em contínua formação, que está amplamente relacionado á satisfação de ambos os lados. Scare e Martinelli (2001).
(Negociação: aplicações práticas de uma abordagem sistêmica / Dante Pinheiro Martinelli, Flavia Angeli Ghisi (organizadores). – São Paulo: Saraiva, 2006.)
Negociação é um processo de tomada de decisão entre partes interdependentes que não compartilham preferências idênticas. É pela negociação que as partes decidem o que cada um deve dar e tomar em seus relacionamentos (Neale, citado por Chiavenato);