Atps
INTRODUÇÃO
O sistema nervoso é responsável pela monitoração e coordenação dos músculos, e da movimentação dos órgãos, construindo e finalizando estímulos dos sentidos. Os neurônios e os nervos integram o sistema nervoso, importantes para a coordenação motora.
Além de estudarmos este sistema, nos foi incumbido, pesquisar a respeito da doença de Parkinson, doença esta que acomete o sistema nervoso central, prejudicando os movimentos.
OBJETIVO
Pesquisar sobre a Doença de Parkinson, no intuito de obtermos informações úteis e científicas na construção de novos saberes, os quais nos apoiarão em nossa profissão como fisioterapeutas.
METODOLOGIA
A metodologia empregada foi embasada em pesquisas e estudos de livros acadêmicos e explanações de nosso professor.
DESENVOLVIMENTO
O sistema nervoso é um tecido originário de um folheto embrionário denominado ectoderme, uma área diferenciada deste folheto embrionário, a placa neural.
A placa neural surge aproximadamente na 3º semana de gestação, e com a evolução da gestação ela se fecha, formando o tubo neural, este por sua vez, originará o encéfalo. Em sua região posterior, o tubo neural dá origem à medula espinhal. O canal neural persiste nos adultos, correspondendo aos ventrículos cerebrais, no interior do encéfalo, e ao canal do epêndimo, no interior da medula.
Na quarta semana, o tubo neural dará início à formação das vesículas encefálicas primárias: Anterior (Prosencéfalo), Médio (Mesencéfalo), Posterior (Rombencéfalo).
O prosencéfalo divide-se em telencéfalo (hemisférios cerebrais) e diencéfalo (tálamo e hipotálamo); o mesencéfalo não sofre divisão e o romboencéfalo divide-se em metencéfalo (ponte e cerebelo) e mielencéfalo (bulbo).
O sistema nervoso é dividido em: Sistema Nervoso Central (SNC): Encéfalo e Medula Espinhal; Sistema Nervoso Periférico (SNP): Neurônios e os nervos cranianos e espinhais e istema Nervoso Sistema Autônomo (SNA): Nervos