Caso concreto 4
Questão discursiva: Leia o texto abaixo e responda:
Durante a campanha presidencial de 1994, o então candidato Fernando Henrique Cardoso afirmou ter um pé na cozinha, buscando, assim, acionar uma ancestralidade africana e, consequentemente, afastar-se do estigma de que seria o candidato das elites. Em entrevista cedida em 2005 ao jornal Folha de São Paulo, o renomado jogador de futebol Ronaldo Fenômeno surpreendeu com a frase: Acho que todos os negros sofrem (com o racismo). Eu, que sou branco, sofro com tamanha ignorância.
Interprete as declarações acima com base nas discussões acerca da atualidade do mito das três raças?
R.: Ainda hoje muito presente em nossa sociedade, como apontam as declarações acima, esse mito leva muitos a crerem em alguma superioridade entre as “raças formadoras” da sociedade brasileira. Como sabemos o Brasil é um país extremamente mestiço e com uma população bastante diversificada, nos dias atuais não se pode continuar a defender tal teoria. Mas como visto acima, o então candidato FHC se declarou de outra “casta” para conseguir atingir um número maior de votantes. E o jogador Ronaldo usou certas palavras, ainda hoje o racismo é muito presente e subliminarmente incentivado.
Questão de múltipla escolha:
Degenerescência e personalismo são categorias de interpretação da realidade brasileira utilizadas, respectivamente, pelos seguintes autores:
1. Sergio Buarque de Holanda e Gilberto Freyre.
2. Gobineau e Sério Buarque de Holanda. (resposta correta)
3. Sérgio Buarque de Holanda e Gobineau.
4. Gilberto Freyre e Gobineau.
5. Gobineau e Darcy