Atps
A ideia de se criar o curso de graduação e pós-graduação em Ciências Biológicas surgiu no ano de 1950, pelo Professor Leal Prado. É assim começa toda sua trajetória.
E, então o curso de Biomedicina era pra ter profissionais para atuarem no corpo docente da disciplina de Medica, e os mesmo com bons conhecimentos nas áreas de pesquisa e ciência. Pensavam-se na criação e organização do curso de graduação e pós-graduação. Ater que 1966, houve a implantação do curso de Ciências Biológicas, com parecer nº571/66.
Após 16 anos se passaram deu-se o inicio ao curso de Ciências Biológicas na Escola Paulista de Medicina. Esta conquista-se deu devido a grande lutado Professor Leal, e anos após anos foram surgindo em outras capitais. Depois dessa longa conquista vem então o desafio para ingressar no mercado de trabalho e de ter seus direitos e deveres regulamentado em lei. Diretores e Alunos de algumas Faculdades do curso de Filosofia, Ciências e Letras deram o ponto inicial na luta pela regulamentação da profissão.
No ano de 1997, teve então a possibilidade da regulação da profissão de Biomédico e do Biólogo pelo então Senador Jarbas Passarinho. Mesmo assim houve muitas divergências e modificações no documento. Com isso as categorias se uniram e se fortaleceram para ver seus objetivos e pretensões sendo regulada em lei.
E assim conseguiram no ano 1979, a regulamentação da Biomedicina no Brasil e garantiram os seus direitos de exercer a analises clinicas laboratoriais. Graças também a profissionais da área de Ciências Biomédicas ao promover um movimento em Brasília em pleno cenário da ditadura militar, objetivando sensibilizar o governo federal. E foi ai nos projetos do governo, que eles depositaram sua confiança para que tivesse a aprovação pelo Congresso Nacional.
Atualmente a Biomedicina esta presente em todos os Estados da Federação. Além de tudo conta com os Conselhos Federais e com os Conselhos Regionais, e ainda intuindo