Astronomia para leigos
Estrela - Estrelas são imensas esferas de gás, constituídas basicamente de hidrogênio e hélio, que brilham porque produzem energia através de reações nucleares. Essas reações acontecem na região central da estrela, e consistem na fusão do hidrogênio em hélio, e posteriormente em elementos mais pesados.
Estrela de neutrôns - estrela de nêutrons
Estágio final de evolução de estrelas muito massivas. Quando cessa a produção de energia nuclear, a estrela explode como supernova e o que resta é uma bola de nêutrons, cuja densidade se aproxima da densidade de um núcleo atômico e cujo diâmetro é da ordem de 20 km.
Galáxia - Um grande conjunto de estrelas, gás e poeira, que se mantém unidos por atração gravitacional mútua. As galáxias variam muito em tamanho, massa e morfologia. As menores galáxias são elípticas anãs, contendo de 100 mil a a 1 milhão de estrelas. As maiores galáxias são elípticas gigantes, contendo em torno de 1 trilhão de estrelas.
Gigante vermelha - Estrela expandida, que fica muito grande e com baixa temperatura superficial, o que lhe dá a cor avermelhada. Estrelas gigantes vermelhas já "queimaram" todo o hidrogênio nuclear e agora tiram energia fundindo o hélio em carbono.
Big Bang - Modelo segundo o qual o universo se originou a partir de um estado extremamente quente e extremamente denso, há aproximadamente 14 bilhões de anos, e que tem se expandido desde então. O nome Big Bang para o início da expansão foi proposto como ironia ao modelo por Fred Hoyle, em 1950, mas foi o nome que acabou ficando. Algumas evidências desse modelo são a a lei de Hubble, a radiação cósmica de fundo, e a a própria escuridão do céu noturno.
Buraco Negro - Região do espaço onde a gravidade é tão grande que nada, nem mesmo a luz, pode escapar. É um possível final de evolução de estrelas muito massivas.
Asteróide - Pequeno corpo rochoso pertencente ao sistema solar. A maior parte dos asteróides estão concentrados entre as órbitas