Atps
ATPS
Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras
VALPARAÍSO – GO / 2013
Etapa 1 - Estrutura das demonstrações financeiras, Análise Vertical e Horizontal do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultado do Exercício.
Estrutura das Demonstrações Financeiras
O ativo representa os bens e direitos e se divide em três grupos: Circulante (até um ano), Realizável Longo Prazo (mais de um ano) e Permanente.
O passivo demonstra as dívidas e obrigações e, também, é dividido em três grupos: Circulante (até um ano), Exigível Longo Prazo (mais de um ano) e Patrimônio Líquido. O passivo é dividido na sua essência em Recursos de Terceiros (dívidas efetivas) e Recursos Próprios (recursos que pertencem aos sócios).
Estrutura da Demonstração de Resultados
A Demonstração de Resultado mostra Receita, Despesas e Custos. Seu objetivo maior é mostrar os resultados, ou seja, lucros ou prejuízos. O resultado final é sua informação primordial.
Análise Vertical e Horizontal
Ferramenta que se mostra de grande valia para apresentar tendências.
Análise Vertical
Seu intuito maior é demonstrar a relevância de cada conta tomando como base um valor total. No Balanço Patrimonial, a referência é o total do Ativo e do Passivo. Já na Demonstração de Resultados do Exercício, o referencial passa a ser o valor da Receita Operacional Líquida. A análise vertical é considerada uma técnica simples, mas completa para fazer análise de Balanço. Na DRE ela mede quanto cada custo ou despesa consumiu das receitas e, no fim, se houve lucros ou prejuízos.
Análise Horizontal
Seu papel é mostrar o aumento ou a baixa em itens que compõem as demonstrações contábeis em períodos seguidos. Essa análise compara percentuais ao longo de períodos, ao passo que a análise vertical compara-os dentro de um período.
Relatório Natura Cosméticos S.A * Observamos que a conta caixa apresentou, na análise vertical, uma representatividade menor em relação ao total do ativo no