atps
Fundamentos e Metodologia de Língua Portuguesa
5º Semestre 2014 – Pedagogia
Professor Tutor a Distância :
Nome
RA
Introdução
Diferença entre a língua falada e a escrita
De acordo com Marcuschi (2001, p.17): “Oralidade e escrita são práticas e usos da língua com características próprias, mas não suficientemente opostas para caracterizar dois sistemas linguísticos nem uma dicotomia”, ou seja, ambas são atividades interativas e complementares no contexto das práticas sociais e culturais.
A fala seria uma forma de produção textual-discursiva para fins comunicativos na modalidade oral , sem a necessidade de uma tecnologia além do aparato disponível pelo próprio ser humano. Caracteriza-se pelo uso da língua na sua forma de sons sistematicamente articulados e significativos, bem como a prosódia, envolvendo, ainda, uma série de recursos expressivos de outra ordem, tal como a gestualidade, os movimentos do corpo e a mímica.
A escrita seria um modo de produção textual-discursiva para fins comunicativos com certas especialidades materiais e se caracteriza por sua constituição gráfica, embora envolva recursos de ordem pictórica e outros, pode-se manifestar pela escrita alfabética (ideogramas, unidades iconográficas). No geral nunca há “escritas puras”, trata-se de uma modalidade de uso da língua complementar à fala.
DIFERENÇAS ENTRE A LINGUAGUEM VERBAL E A ESCRITA
Foto de Stock
Língua Escrita
Língua Falada
Sistema de sinais visuais e motores
Sistema de sinais sonoros e auditivos
Distanciamento entre emissor e receptor
Presença imediata do emissor e do receptor Expressividade limitada aos sinais de pontuação Grande riqueza de recursos e expressivos como: entonação, gestos e postura, etc...
Predominantemente conservadora
Predominantemente renovadora
Maior dependência aos padrões gramaticais e vocabulares
Possibilidade de flexibilidade em relação aos padrões gramaticais e vocabulares
PALAVRAS COM FONÉTICA ALTERADA NO