ATPS
LUDMILLA MACIEL MARCANTE RA: 237435
MÁRCIA HELENA DE OLIVEIRA RA: 264625
MARLI PEIXOTO DE SOUSA CUNHA RA: 218206
JOCASTA ALESSANDRA OLIVEIRA RA: 2846212908
CATALÃO-GO
NOVEMBRO/ 2013
ASSESSORIA E CONSULTORIA EM SERVIÇO SOCIAL
ATPS elaborado para fins de avaliação da Disciplina – ASSESSORIAE CONSULTORIA EM SERVIÇO SOCIAL do Curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera Uniderp – sob orientação do Professor Tutor a Distância, Ma. ANA LÚCIA A. ANTÔNIO e da Professora Tutora Presencial LUDMILA FARIA MENDES.
CATALÃO
NOVEMBRO/2013
ASSESSORIA E CONSULTORIA EM SERVIÇO SOCIAL
Assessoria (assessoramento, assistência, auxílio...).
Pode-se analisar a demanda de assessoria ao Serviço Social como sendo um processo de trabalho para a profissão. As assessorias são consideradas formas indiretas de prestações de serviços a órgãos governamentais, não-governamentais e empresas privadas, citadas anteriormente, sendo que o profissional responsável pela execução desta atividade instrumental, normalmente, não tem vínculo empregatício e atua como prestador de serviço para a organização demandatária.
“Assessoria” e relacionando-o com o Serviço Social.
O Serviço Social é uma profissão que está inserida na divisão social e técnica do trabalho e tem como matéria-prima a questão social e suas diferentes manifestações (IAMAMOTO, 2000). Questão social que pode ser compreendida e pensada como o conflito gerado entre o capital e o trabalho, entre os sujeitos que possuem os meios de produção e os despossuídos do mesmo, bem como as desigualdades sociais em suas múltiplas expressões sociais.
Para poder intervir na questão social, os profissionais do Serviço Social têm como princípio e compromisso ético-político, que consta no Código de Ética dos Assistentes Sociais (1993), a ampliação e consolidação da cidadania, que deve ser considerada