ATPS
Os principais representantes da pedagogia institucional são Michel Lobrot, Fernand Oury e Ainda Vásquez.
Porém, há algo para se considerar anteriormente. Para um pedagogo antiautoritário, não se entende como instituição as relações sociais que possuem uma relação duradoura como escola, família, casamento, etc. E sim, um caráter humano em que descobrimos dois sentidos: O primeiro destaca o já instituído, que, como tal, pode estar cristalizado e o segundo é o sentido de organização instituinte, que revela as contradições do ato de se fazer, justamente porque as forças instituintes sempre trabalham no esforço de vencer a inércia do instituído, a fim de criar o novo.
Os elementos que caracterizam a pedagogia institucional são a oposição à escola tradicional, a negação dos recursos de coerção, a proposta de autogestão, a psicanálise de Freud e a relação entre o pedagógico e o político.
Michel Lobrot, um dos representantes da pedagogia institucional como dito anteriormente, descreveu o princípio fundamental de tal como um que consiste confiar aos alunos tudo aquilo que for possível. Assim como Rogers, alega que o professor só deve intervir quando é indagado pelo aluno e ainda se considerar a pergunta do mesmo como pertinente ao grupo.
LEV SEMENOVICH VYGOTSKY
Lev Semenovich Vygotsky, nasceu em 17 de novembro de 1896 em Orsah, na Rússia, aos 18 anos, matriculou-se no curso de medicina em Moscou, mas acabou cursando a faculdade de direito, lecionou literatura, estética e história da arte e fundou um laboratório de psicologia.
Apesar de sua formação em Direito, destacou-se à época por suas críticas literárias e análises do significado histórico e psicológico das obras de Artes, o seu interesse pela Psicologia levou-o a uma leitura crítica de toda produção teórica de sua época, entre os seus trabalhos de campo incluem-se visitas às populações camponesas isoladas de seu país, fazendo testes neuropsicológicos. A experiência vivida na