Atps
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PÓLO DE PALMAS
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
Alunas:
Lívia Cristina dos Santos Costa - RA 361251
Luzinete da silva Viana - RA 361324
Maria Aparecida Santos Ramos - RA 358865
Myllena Barros Amorim - RA 361855
Neile Gomes dos Reis - RA 361899
Vânia de Sousa Silva – RA 362588
MAPA CONCEITUAL: “ATÉ QUE PONTO UM GESTOR DE RH PRECISA COMPREENDER A ÉTICA E SEUS PRINCÍPIOS COMO NORTEADOR DAS AÇÕES QUE O DIFERENCIAM NO MERCADO DE TRABALHO”?
PROFESSOR: DANTE BONETTI DE FREITAS
Palmas/TO
JUNHO/2012
INTRODUÇÃO
Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, como planejar, organizar e controlar. As ameaças às organizações, vindas dos clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto socioeconômico requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento.
O comportamento organizacional trata-se de uma área de administração que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem para uma empresa. Assim, podemos admitir que a compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do comportamento organizacional. De modo particular investiga as questões relacionadas com liderança e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.
Os gerentes têm nos estudos proporcionados pelo comportamento organizacional, poderosas ferramentas em face da complexidade gerada pela diversidade, globalização, qualidade total e as contínuas mudanças ocasionadas pelas alterações rápidas em vários segmentos da sociedade.
Hoje, podemos conceituar a Nova Administração ou ReAdministração como uma forma de gerir as organizações contemporâneas, de tal sorte que consigamos, de um lado,organizações