atps
As preocupações com o desenvolvimento sustentável e o futuro do planeta têm provocado exaustivos debates e conferências no mundo, a fim de buscar o equilíbrio entre o meio ambiente, as comunidades humanas e toda a biosfera.
A Gestão Ambiental tem se tornado comum nas empresas que estão se orientando para a sustentabilidade. Diante desse cenário, esse artigo apresenta uma revisão bibliográfica do que já foi discutido e analisado sobre o tema, com objetivo de levantar técnicas éticas de ações ecologicamente corretas e sustentáveis. Apresenta-se aqui a gestão ambiental como ferramenta empresarial para alcançar a sustentabilidade.
Palavras-chaves: Sustentabilidade, gestão ambiental e, meio ambiente.
I Introdução
Desde o século XVIII, com a Revolução Industrial que fortaleceu o sistema capitalista e a ambição pelo lucro, as empresas exploram os recursos naturais em prol de patamares cada vez mais elevados e bem estar, conforme explana
Nick Dallas (2009, p.6) sobre as significativas descobertas tecnológicas, médicas e científicas que preparam o terreno para o avanço econômico, que está ameaçado de ser anulado na primeira metade do século XXI, .O risco emergente de mudança climática e as conseqüências a ela associadas podem acabar com tudo o que a Humanidade conquistou..
De acordo com Dallas, a exploração dos recursos naturais expõe o planeta à vulnerabilidade como procede à alteração do clima e, o resultado disso pode ser a perca de toda a realização da humanidade. Embora esse progresso de avanço econômico não seja de acesso de todos, pois mesmo em países desenvolvidos há muitas pessoas que vivem em estado de quase indigência, a mudança climática provocada pelos altos níveis de dióxido de carbono na atmosfera, pode destruir o ecossistema e causar diversos danos à vida no planeta. Compreendendo a importância da gestão ambiental nas empresas para a sustentabilidade e promoção da