ATPS
2
Infecção
Infecção é nada mais que a entrada e multiplicação de um organismo (agente infeccioso) em um hospedeiro. Caso o agente infeccioso patógeno esteja somente em um hospedeiro, isso não significa que ocorrerá infecção. Doenças como meningite ou pneumonia são infecciosas. Doenças infecciosas podem ser transmitidas diretamente de uma pessoa á outra, através de toque, isso é chamada de doença transmissível. Se a doença se multiplica e causa sinais e sintomas clínicos, a infecção é sintomática, caso esses sintomas não estejam presentes é chamada assintomática.
Agente Infeccioso
Reservatório
Hospedeiro
Porta de Saída
Mecanismo de transmissão
Porta de entrada
Cadeia de infecção A presença de um patógeno não significa que haverá uma infecção. A infecção ocorre em um ciclo com a presença de alguns elementos tais como: agente infeccioso ou patógeno, uma porta de saída do reservatório, um mecanismo de transmissão, entre outros.
Agente infeccioso, os microorganismos incluem bactérias, vírus, fungos e protozoários. Os microorganismos na pele são flora residente ou transitória.
3
Infecção Hospitalar Infecção hospitalar é uma síndrome infecciosa (infecção), que um individuo adquire durante um internamento, ou em atendimento em ambulatório. A infecção acontece quando um microorganismo (vírus, bactérias, protozoários ou fungos) penetra no corpo do ser humano, e se multiplica (proliferação).
Os agentes infecciosos estão