atps
FACULDADE DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
EMPREENDEDORISMO – PROFESSOR ROBERTO RAMOS
ETAPA 1 E 2
MARIANA GALDINO / R.A: 8205953388
PATRIELE BATISTA DE ARAÚJO / R.A: 1299186305
RACHEL RODRIGUES DA SILVA / R.A: 1299261908
THAIS FERNANDA COELHO SOARES / R.A: 8486212453
VINICIUS DOS SANTOS SILVA / R.A: 9902009567
São Paulo
2014
ETAPA 1 – INTRODUCAO AO EMPREENDEDORISMO; O PROCESSO EMPREENDEDOR.
"O empreendedor é um administrador, mas com diferenças consideráveis em relação aos gerentes ou executivos de organizações tradicionais, pois os empreendedores são mais visionários que os gerentes" (Dornelas, 2001).
Há hoje dois perfis essenciais de profissionais: Administrador e Empreendedor. O primeiro dos perfis (Administrador) envolve o indivíduo que tem a capacidade de administrar demandas (o que tem que ser feito), guia-se por restrições ou critérios e tem como objetivo a excelência em processos, análises, entre outros. O segundo perfil (Empreendedor) tem como característica principal a identificação de necessidades, a transformação de idéias em oportunidades, conta também com dinamismo, otimismo, determinação, capacidade de assumir riscos, liderança e finalmente a capacidade de tomada de decisão. Ambos estão disseminados entre as pessoas atuantes no mercado, portanto, generalizar um grupo específico em um perfil pode gerar algumas lacunas de informação. Entretanto, quando testes base são utilizados para o início da identificação, é possível que as características individuais sejam expostas ao avaliador.
Temos como exemplo o teste “Autoavaliação de seu perfil empreendedor” (DORNELAS, José Assis. Empreendedorismo Corporativo: Como ser empreendedor, inovar e se diferenciar em organizações estabelecidas, Rio de Janeiro, Campus, 2003) que nos traz a possibilidade de numerar de 1 a 5 (sendo 1 insuficiente e 5 excelente) as