atps
Introdução à Estatística. Estatística Descritiva.
Esta etapa é importante para que você fixe, de forma prática, a teoria introdutória de Estatística Descritiva. No mundo atual, raciocinar estatisticamente é tão importante quanto à habilidade de ler e escrever. Profissionais necessitam apresentar e descrever informações de forma adequada; tirar conclusões a partir de grandes populações com base somente na informação obtida de amostras; melhorar processos e obter previsões confiáveis a partir de variáveis de interesse.
Esta ciência nos fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados, utilizando-os na tomada de decisões.
Preocupa-se com os procedimentos relacionados com a coleta, organização, apresentação e descrição dos dados de observação visando facilitar a sua interpretação. Exemplo: tabelas, gráficos, medidas descritivas.
Falando sobre os termos ESTATISTICA e ESTATISTICAS será muito importante diferenciar o seu conceito.
Quando se emprega a palavra “ESTATISTICAS” normalmente devemos nos referir que se reporta a um conjunto de fatos ou dados numéricos enquanto que “ESTATISTICA” se refere a um objeto de estudo ou seja a uma ciência, tal como é a Matemática. Por isso na Estatística existe a possibilidade de através da recolha de dados, sua classificação sintetização e apresentação tomarmos decisões mais rápidas porque se torna possível controlar.
A Estatística Descritiva tem como objetivo fundamental coletar, apresentar, analisar e interpretar dados numéricos através da utilização de meios e técnicas adequadas tais como: Gráficos descritivos, descrições tabulares e descrições paramétricas.
No conceito da teoria Estatística são importantíssimos os processos de recolher, de classificar, de sintetizar, de apresentação a fim de poder reunir boas informações quantitativas que possibilitam uma teoria estatística mais verdadeira.
Normalmente após a coletarem estes dados quer seja sobre a população