ATPS
O desenho Organizacional é o que possibilita a ordenação da empresa, incluindo funções e atividades desenvolvidas (funcionamento) e órgãos e unidades que a compõem (estrutura organizacional), sendo vital numa empresa, pois define o modo de funcionamento, aplicação e a distribuição de recursos que pode ser com estrutura básica, que corresponde a divisão das tarefas (especialização vertical – hierarquia, especialização horizontal – departamentalização e alocação de recursos), como mecanismo de decisão, e mecanismo de coordenação entre as partes.
O desenho organizacional varia, pois é adequado a necessidade de cada empresa, porém com características básicas relacionadas à diferenciação ( divisão do trabalho em nível vertical ou horizontal), à formalização (burocracia), à centralização ( decisões concentradas), à integração (coordenação e integração departamental).
Pode-se modificar o desenho organizacional, podendo adquirir formas e modelos diferenciados : linear, funcional e linha-staff. Tais modificações são muitas vezes interpretadas como estratégias, exigindo alocação de recursos, materiais e imateriais (como capital intelectual) O desenho departamental é o complemento do desenho organizacional, e são fundamentais nas maiores empresas, pela grande distinção de tarefas.
A cultura organizacional influencia diretamente o trabalho em equipe, já que a modelagem de trabalho, define o modo com que o trabalho operacional será distribuído as pessoas e realizado em cada unidade organizacional (cargos e níveis instituicionais).
Podemos considerar cargo, como um termo antigo, que vem sendo substituído gradativamente por novos conceitos relacionados a gestão por competência e trabalho em equipe, com destaque ao empowerment.
Com base nesse contexto a equipe definiu desenvolver um projeto ambiental de arborização.
Organização Empresarial: Pequena empresa, com estrutura centralizada, no modelo funcional.
Desenho Organizacional