atps
Curso: Serviço Social
Disciplina: Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social II
Alunas: Eliane Josimara de Jesus Sampaio - RA: 1299678698 Fabiana Aparecida de Souza - RA: 7705677349
Karina Cezar - RA: 7581624061
Sandra V.F.Duarte de Medeiros - RA: 7536587426
Silvana Lucimara Simpionato Biselli – RA: 7581620518
Titulo da Atividade: Relatório referente à Teoria do Serviço Social
Série: 3º semestre
Professora EAD: Silvana Mara
Campinas, 11 de Abril de 2014.
O Serviço Social iniciou-se no Brasil, na década de 30, com o modelo assistencialista realizado pela igreja católica. As primeiras escolas de Serviço Social foram fundadas por grupos cristãos. Mesmo durante este modelo, foram feitas algumas ações práticas para o crescimento das comunidades com o apoio de algumas instituições.
Em uma pesquisa foi detectado o baixo índice de renda da população, falta de infra – estrutura, analfabetismo, saúde e educação também eram precarias. Um sentimento de insatisfaçã nos profissionais do Serviço Social desencadeou movimentos como o de Araxá, Teresópolis e Sumaré, na tentativa de readequar o serviço social, sua metodologia e sua cientificidade.
Na mesma época, houve também o primeiro seminário Latino Americano de Serviço Social realizado em 1965 em Porto Alegre, no qual lutaram pela ruptura do tradicionalismo do serviço, que precisava romper a visão de voluntarismo e passar a atuar como nova base da ação social.
Foram cinco ações realizadas nos movimentos de reconceituação muito importantes: cientifico, técnico metodológico, ideológico político, ciência do cotidiano e a luta pela profissionalização.
Em resposta à crise e aos questionamentos dos movimentos sociais acerca da sociedade burguesa e do Serviço Social tradicional, um grupo de assistentes sociais