atps
RELAÇÕES SINDICAIS E NEGOCIAÇÕES TRABALHISTAS
A
Criciuma-SC
Junho/2014
INTRODUÇÃO
Os primeiros sindicatos do Brasil eram denominados ligas operárias,isso nos fins de 1800, início de 1900.Estes foram influenciados pelos trabalhadores estrangeiros que vieram para cá.
No Brasil, como explica Amauri Mascaro Nascimento, "desde 1934 até 1988, as Constituições dispuseram sobre direito sindical, por meio de concepções diferentes: a corporativista em 1934, apesar de reconhecer a pluralidade sindical, a de 1937 inspirada pelo Estado Novo, que proibiu o direito de greve, delas não se afastando muito a de 1946, que atribuiu aos sindicatos funções delegadas de Poder Público, e a de 1967, dos governos militares. A Constituição de 1988 muda o curso do direito sindical, direcionando-o no sentido da proibição da intervenção e da interferência do Estado na organização sindical, do direito amplo de greve e da representação dos trabalhadores na empresa".
A evolução dos Sindicatos está inteiramente ligada a transformação da economia brasileira. As mudanças das últimas décadas demonstam características peculiares quanto à estruturação do mercado de trabalho.
Nas últimas décadas pode-se observar uma nova definição nas relações de trabalho,havendo uma diversificação crescente dos tipos de contratações, das formas de inserção dos trabalhadores na estrutura produtiva e, ainda, a persistência de importantes segmentos em atividades produtivas tradicionais. Por conta disso,a relação padrão de assalariamento não pode mais ser considerada a única incorrompível forma de inserção produtiva e de inclusão social.
As questões que tendem a envolver a atenção sindical serão cada vez mais voltadas à inserção dos trabalhadores como agentes sociais, interagindo com outros segmentos, e construindo, em conjunto, uma proposta de sociedade menos injusta e desigual.
DESENVOLVIMENTO
NOVA - Distribuidora
Ramo de Atividade:Distribuidora de