ATPS
O presente relatório trata de abortar de forma critica e coerente os conflitos existentes no filme Tropa Elite: Crime organizado e corrupção. A relação destes conflitos com o trabalho do Assistente Social como articulador de políticas Sociais. A contribuição da Psicologia Social na resolução destes conflitos
Introdução
Partindo da avaliação do filme e dos textos lidos pelo grupo, conclui-se que os dois conflitos existentes, acima citados, merece um destaque maior no filme por estar bem visíveis, bem como abuso de autoridade cometido pelos dois grupos, sob a ótica da Psicologia Social, essas demandas tem sua origem na falta de políticas sociais, ou seja na ineficácia da atuação do Estado.
O que e cultura?
Ação, arte ou conjunto de conhecimento adquirido por grupos, tudo aquilo que aprendemos com nosso semelhante, ainda podemos considerar que cultura é tudo aquilo que é transmitido de modo formal ou informal. Segundo Galef cultura significa comportamento e conhecimento cumulativos socialmente transmitidos e que se baseiam no aprendizado e imitação.
2 Ostentação de poder e Abuso de poder
Ostentação de poder é um dos tipos de manifestação cultural que acontece no filme, manter de poder e posse é vista tanto no BOPE quanto com os traficantes, no primeiro a ostentação de poder se dá de forma hierárquica.
Na maioria das vezes a ostentação de poder se da em instituições publicas e privadas, No caso em questão podemos dizer que é atualmente hierarquizada, de forma que os policiais de choque agem conforme ao seu superior.
O abuso de poder, por sua vez se da em vários níveis, os traficantes, por exemplo, utiliza massiçamente o abuso de poder contra a própria comunidade, sendo que o poder daqueles se da através da coerção. Pois o abuso de poder se define como um instrumento de repressão de um grupo ou individuo que queira sobressair dos demais usando violência tanto física ou psicológica.
O crime organizado.
O crime organizado é