atps
Curso: Farmácia
Disciplina: TCC I
Professor: Daniel Martins de Souza Aluno: Denis O. Santos
Digite seu Plano de Pesquisa aqui, salve o arquivo.
TEMA
(Fato ou fenômeno a ser estudado)
Extração de óleos vegetais
TÍTULO
(Nome do estudo de acordo com o conteúdo)
Obtenção de óleos a partir da semente de açaí
PROBLEMA
(Questão central a ser enfocada em seu estudo escrita sob a forma de pergunta)
O aproveitamento da semente do açaizeiro, pode ser comercialmente interessante dado ao fato de que esta é um sub-produto que é descartado na produção do suco do açaí.
JUSTIFICATIVA
(Razão ou motivo do trabalho)
Na produção do suco de açaí, uma bebida apreciada e consumida no Brasil e outros países diversos, principalmente no verão, as sementes, que constituem uma grande proporção da biomassa do produto, são descartadas. A oportunidade de se utilizar esse “resíduo” é muito interessante devido à disponibilidade de material, do alto teor de óleos de valor nutricional e da possibilidade de conter substâncias bioativas.
A venda da polpa congela de açaí para os estados brasileiros, vem aumentando significativamente com taxas anuais superiores a 30%, podendo chegar a cerca de 12 mil toneladas. As exportações de polpa ou na forma de mix, para outros países, ultrapassam a mil toneladas por ano. (Embrapa Amazônia Oriental. Sistemas de Produção, 4 - 2ª Edição, ISSN 1809-4325 Versão Eletrônica Dez./2006.)
O método de obtenção do óleo a ser desenvolvido tem como objetivo a extração de óleos fixos contidos na semente da planta. Por analogia com outras plantas das quais se extrai óleos pode-se propor a extração por pressão, por vapor ou por solventes.
Os óleos vegetais fixos são ésteres de ácidos graxos de tamanho variável, em geral com numero par de carbonos, ligados a moléculas de glicerol. Na maioria das vezes são esterificadas duas das três hidroxilas da molécula de glicerol (1,2,3