ATPS
Infelizmente em nosso país ainda a educação caminha com passos de formiga e sem vontade. A grande dificuldade encontrada nas escolas hoje, não é tanto no conteúdo ministrado, e sim, nas condições que hoje são encontradas em diversas escolas espalhadas pelo país.
A deficiência na estrutura ainda é grande. É geral o reclamo em torno das deficiências relacionadas com os laboratórios. Tanto nos recursos humanos; técnicos de laboratórios; quanto nos equipamentos. Esse problema, afeta 90% das escolas no Brasil, número bem superior em comparação com outros países da América do Sul. Isso interfere de forma direta no aprendizado e aproveitamento dos alunos. Esse fator deve ser levado em conta quando se trata da realidade vivida na educação brasileira.
Fonte: http://www.mapadaviolencia.org.br/publicacoes/Pisa.pdf http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID296/v17_n2_a2012.pdf http://desigualdade-social.info/mos/view/Desigualdade_Social_no_Brasil/
A Desigualdade Social no Brasil
”A sociedade brasileira deve perceber que sem um efetivo Estado democrático, não há como combater ou mesmo reduzir significativamente a desigualdade social no Brasil”.
Desde os primórdios do processo de desenvolvimento brasileiro, o crescimento econômico tem gerado condições extremas de desigualdades espaciais e sociais, que se manifestam entre regiões, estados, meio rural e o meio urbano, entre centro e periferia e entre as raças. Essa disparidade econômica se reflete especialmente sobre a qualidade de vida da população: expectativa de vida, mortalidade infantil e analfabetismo, dentre outros aspectos.
Porém, talvez nestes últimos anos, a desigualdade social deu sinais de recuo, contudo, são sinais muito pequenos diante de uma necessidade tão grande. Ainda é extremamente necessário um plano de ação por parte do governo