Atps
ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Professor: Rogério Ness
ATPS: ETAPAS 1 e 2.
Carlos Jardel Schroder Peter 2148244353
Jairo A. Garcia 1034946095 Joel Ricardo Heller Bergmann 2136001318 Suelen Iacks 2149237328 Weinerth Bergmann 2135001420
Pelotas 26 setembro de 2012
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Na pré-história já acontecia à industrialização quando o homem polia a pedra para transformá-la em ferramentas. O artesão foi o primeiro a produzir organizadamente. Com o passar do tempo o artesão foi sendo substituído pela indústria. Neste caso podemos citar a evolução da produção em pequenas para grandes escalas, como a produção em série e utilizando cada vez mais a tecnologia para produzir mais com menos recurso, ou seja,buscando sempre maior produtividade para ter mais competitividade de mercado. A cultura de melhoria contínua através de técnicas sofisticadas sempre ocorreu através do tempo.
Com a Revolução Industrial surge a necessidade de padronização em massa, a preocupação era produzir o máximo.
As empresas foram obrigadas a rever o mercado e saber o que o mercado quer, isto define e revoluciona todo o processo industrial onde as empresas começam a traçar estratégias competitivas, como: inovação, flexibilidade, custo competitivo, qualidade, produtividade.
O cotidiano atual nos mantém imerso, de tal forma, nas atividades de produção, que julgamos ser necessário emergir deste contexto para visualizar e compreender o funcionamento destas atividades, a fim de poder administrá-las com maior propriedade.
A administração de produção envolve 3 importantes conceitos: o conceito de organizações, de administração e de atividades de produção.
Just in time tem como objetivo reduzir os estoques, de modo que os problemas fiquem visíveis e possam ser eliminados através de esforços concentrados e priorizados.
Engenharia Simultânea é uma abordagem sistemática para o