atps
Nesse processo, busca-se alcançar objetivos definidos em situações de divergências de ideias, interesses e posições.
Para desenvolver a habilidade de negociar, é necessário entender esse processo.
A negociação faz parte do nosso desenvolvimento desde que se usava o escambo; porém, na era do conhecimento e da informação, quando falamos muito em parcerias, globalização, gestão de conhecimentos, alianças estratégicas, fusões, internet e um novo estilo gerencial, a negociação assume uma função cada vez mais importante. Ela exige o desenvolvimento de estratégias e técnicas especiais.
Podemos, então, definir negociação como o processo em que se busca um acordo, e todo acordo é consequência de decisões entre as partes. Busca-se alcançar objetivos definidos em situações de divergências de ideias, interesses e posições.
Pilares de uma boa negociação
Com certeza, negociar é uma das habilidades mais importantes para o sucesso na vida pessoal, financeira e profissional. Para que você desenvolva a habilidade de negociar, é necessário entender esse processo em três dimensões. Na humana, que tratase da capacidade de se relacionar bem com as pessoas; na estratégica, tratando do conhecimento das técnicas de negociação; e do conhecimento da questão ou produto que está sendo negociado.
Toda ação negociadora deve estar voltada para o ganho, para a lucratividade; porém, há duas formas de ganhar. A primeira, às custas da outra parte. A segunda, consiste em chegar a um acordo em que os interesses relevantes das partes sejam atendidos.
Quem adota a segunda maneira considera que só há bom negócio quando ambas as partes ganham.
Nessa estratégia, há três pilares básicos: a confiança, a flexibilidade e a ética, sem eles, a negociação não acontece.
Perfil do negociador ideal
Negociadores de sucesso possuem algumas características em comum, como ética, educação e comunicação.
Após estudar a personalidade de