ATPS
INTRODUÇÃO
As engrenagens realizam tarefas muito importantes, podem transmitir rotação entre eixos paralelos e eixos concorrentes, a transmissão se dá através do contato entre os dentes permitem a redução ou aumento do momento torsor, com mínimas perdas de energia. A mudança de velocidade e torção é feita na razão dos diâmetros primitivos.
Aumentando a rotação, o momento torsor diminui e vice-versa. Assim, num par de engrenagens, a maior delas terá sempre rotação menor e transmitirá momento torsor maior. A engrenagem menor tem sempre rotação mais alta e momento torsor menor. O movimento dos dentes se processa de modo que o diâmetro primitivo não desliza, ocorrendo aproximação e afastamento.
TIPOS DE ENGRENAGENS
Cilíndricas Retas: Possuem dentes paralelos ao eixo de rotação da
Transmitem rotação entre eixos paralelos mostrada na figura 01.
Fig. 01 engrenagem cilíndrica reta.
engrenagem.
Cilíndricas Helicoidais: Possuem dentes inclinados em relação ao eixo de rotação da engrenagem em relação ao eixo de transmissão. A utilização dela é mais ampla do que a cilíndrica reta, pois além de poder ser usada paralelamente à outra engrenagem, pode também ser usada em quaisquer outras angulações pode ser visualizada através da figura 02.
Fig. 02 engrenagem cilíndrica helicoidal.
Cônicas: Seu nome é explicado pela sua forma: um tronco de cone. Com uma estrutura inclinada pode fazer a transmissão entre eixos que estejam a 90º de inclinação.
Normalmente usado quando eles estão na mesma direção, se cruzam (concorrentes).
Seus dentes são de formato também cônico (figura 03).
Fig. 03 engrenagem cônica.
Parafuso sem fim: São usadas quando uma grande redução da transmissão rotacional é necessária. As sem fim tem uma propriedade muito peculiar e que torna seu uso tão frequente e interessante, que é a possibilidade de ser girada pelo eixo de transmissão, isso ocorre por que o angulo do eixo com o parafuso é tão pequeno que quando