ATPS
1. Introdução 2
2. Planejamento 2
2.1 Definição de Planejamento 2
2.2 Tipos de Planejamento 3
3. Organização 4
4. Direção 5
5. Controle 7
6. Considerações Finais 9
7. Referências Bibliográficas 10
1. Introdução
O Processo Administrativo é formado por quatro funções: Planejamento, Organização, Direção e Controle. O objetivo do presente trabalho é apresentar as definições de cada uma dessas funções administrativas, bem como a importância de cada uma delas no processo.
2. Planejamento
2.1 Definição de Planejamento
O planejamento é uma ferramenta administrativa, que pode ser usada para perceber a realidade, avaliar os riscos, ver e avaliar as direções a serem tomadas, construir um ponto de referência para o futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.
No fundo, planejamento é uma técnica para absorver a incerteza sobre o futuro, permitindo maior consistência no desempenho das organizações.
Conforme afirmado por Liz (2012), o planejamento está relacionado à organização das informações, de modo a preparar o empreendimento, incluindo objetivos, etapas, prazos e meios para sua concretização. O planejamento precisa ser objetivo e realista, devendo ser baseado em levantamento de dados e considerar tanto o empreendimento como um todo como cada parte que o forma. Além disso, deve incluir uma avaliação de riscos e estratégias para superá-los. Ainda de acordo com a autora, um bom planejamento indica como uma grande oportunidade pode ser aproveitada, otimizada e ter seus riscos diminuídos.
Oriá (2012) apresenta um conceito de planejamento semelhante. Segundo ela, o planejamento é um processo que visa à realização de objetivos com