ATPS
RESUMO
Este artigo tem como objetivo descrever como a Grafologia pode auxiliar nos processos de seleção de pessoal das empresas. Para isso, precisamos conhecer a evolução histórica desta ciência no mundo e no Brasil, analisando as principais escolas, métodos e utilizações Estudaremos os termos técnicos e elementares, os simbolismos gráficos, ambientes e gêneros gráficos, signos especiais, assinaturas, como recrutar por intermédio da grafologia, avaliação de potencial pela escrita, sinais de alarme.Com base nas diversas obras publicadas sobre o tema e ilustrando com a prática aplicada na Empresa de Recursos Humanos, Forma Consultoria e Assessoria Ltda, constataremos os resultados obtidos por esta eficiente ferramenta que vem conquistando cada vez mais profissionais na área de Recursos Humanos.
INTRODUÇÃO
A grafologia chegou ao Brasil há pouco mais de uma década. Hoje, ela é respeitada e utilizada por profissionais de diversas áreas, mas não foi sempre assim.
A credibilidade foi construída, à medida que foi sendo percebida a grande margem de acerto de sua ciência. Ela foi conquistando, psicólogos, pedagogos, administradores e até médicos psiquiatras.
Selecionar pessoas não é uma tarefa fácil, pois precisamos encontrar nela o conjunto de conhecimentos e características que formam o perfil para determinada função. A cada dia surgem novas técnicas e métodos para tentar minimizar erros. A grafologia se ergue como mais um recurso, demonstrando grande vantagem sob outros métodos, pois além de apresentar resultados bastante abrangentes seu custo é baixo e de fácil aplicação. Porém, foi preciso tempo para que ela fosse respeitada e aceita, pois era vista por muitos profissionais como esoterismo e adivinhação. O laudo Grafológico consegue diagnosticar aptidões e características da personalidade que, às vezes, não são demonstradas pelo candidato nas entrevistas e dinâmicas de grupo.
As avaliações grafológicas permitem,