Atps
PASSO 01
O surgimento do Serviço Social no Brasil.
O Serviço Social surgiu a partir dos anos 1930, quando se iniciou o processo de industrialização e urbanização no país. A emergência da profissão encontra-se relacionada à articulação dos poderes dominantes (burguesia industrial, oligarquias cafeeiras, Igreja Católica e o Estado varguista) à época, com o objetivo de controlar as insatisfações populares e frear qualquer possibilidade de avanço do comunismo no país. O ensino de Serviço Social foi reconhecido em 1953 e a profissão foi regulamentada em 1957 com a lei 3252.
A profissão manteve um viés conservador, de controle da classe trabalhadora, desde seu surgimento até a década de 1970. Com as lutas contra a ditadura e pelo acesso a melhores condições de vida da classe trabalhadora, no final dos anos 1970 e ao longo dos anos de 1980, o Serviço Social também experimentou novas influências: a partir de então, a profissão vem negando seu histórico de conservadorismo e afirma um projeto profissional comprometido com a democracia e com o acesso universal aos direitos sociais, civis e políticos.
PASSO 02
Ações do Serviço Social.
- Desenvolver atividades no ramo em que o profissional do Serviço social está atuando, cuja as quais são muitas.
- Participar de programas de ensino, proporcionar estágios.
- Realizar e participar de pesquisas operacionais aplicadas na área atuante do profissional, saúde, educação, empresas privadas e etc.
- Desenvolver atividades que proporcionam o estudo dos problemas da comunidade (ou funcionário caso seja uma empresa privada), de forma a caracterizar as necessidades, bem como os recursos existentes.
- Atuar em linha preventiva, atividade de classificação econômica.
- Elaborar e avaliar sistematicamente o processo de classificação econômica, treinar e supervisionar o auxiliar social para entrevistas de classificação econômica, relatar a través de impresso próprio as entrevistas realizadas.
- Elaborar boletins