atps
Introdução
Neste presente trabalho, será relatado sobre estatística descritiva, que nada mais é que descrever dados, ou seja, é o ramo da estatística que envolve a organização, o resumo e a representação dos dados e também a estatística de posição e medidas de dispersão e variabilidade.
Resumo Etapa 1
Passo 1:
Estatística Descritiva O principal objetivo da estatística descritiva é a redução de dados. A importância de que se revestem os métodos que visam exprimir a informação relevante contida numa grande massa de dados através de numero muito menor de valores ou medidas características ou através de gráficos simples, é tal que a estatística descritiva se debruça a estudar os métodos que o permitem. Portanto a ESTATÍSTICA é a ciência que estuda as técnicas necessárias para coletar, organizar, apresentar, analisar e interpretar os dados, a fim de extrair informações a respeito de uma população.
POPULAÇÃO: é o conjunto de todos os elementos (pessoas ou objetos) que interessam ao estudo de um fenômeno coletivo segundo alguma característica.
AMOSTRA é qualquer subconjunto não vazio de uma população.
PARÂMETRO é uma característica numérica estabelecida para toda uma população.
ESTIMADOR é uma característica numérica estabelecida para uma amostra.
Exemplo: Fenômeno coletivo: eleição para governador do Estado de Goiás. População: conjunto de todos os eleitores do estado. Parâmetro: proporção de votos de um certo candidato X. Amostra: grupo de 1.0 eleitores selecionados em todo o estado. Estimador: proporção de votos do candidato X, obtida na amostra.
Dentre os modelos estatísticos podemos destacar os seguintes:
CENSO é um levantamento estatístico (pesquisa) que abrange todos os elementos de uma população.
AMOSTRAGEM é o processo de obter as amostras, com a finalidade de fazer generalizações sobre a população sem precisar