empreendedor x adm
Após o advento da revolução industrial assim como a ascensão social da burguesia, possuir um negócio em um mundo capitalista é predominantemente atraente.
A primeira coisa que podemos considerar quando colocamos em pauta a instituição “empresa” certamente é a organização. Gerenciar processos e procedimentos é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento, e isso é cotado desde épocas antecessoras às nossas. Um administrador deve colocar em pauta todas as atividades da empresa, e gerenciar o pessoal e os objetivos e metas para que o empreendimento possa se tornar, além de um sucesso, sustentável.
Quando colocamos em pauta as funções de um administrador, facilmente podemos levantar o conceito de empreendedor à partir delas. Diferenciar um profissional do ramo de administração e gestão de um empreendedor não é tarefa simples.
Muito mais do que a atuação profissional, empreendedorismo é um desempenho pessoal. Qualquer pessoa pode administrar, desde que tenha bom senso, assim como qualquer pessoa pode empreender, desde que tenha boas idéias e um embasamento sólido.
As competências que diferenciam um empreendedor de um “tomador de idéias” são difíceis de ser diferenciadas. Coloca-las em xeque, principalmente sob o prisma de serem essas intrínsecas e extrínsecas pode gerar mais dúvidas do que conclusões, a capacidade de proatividade, assim como a de tomada de riscos e gerenciamento e avaliação dos mesmos, podem ser algumas das mais importantes, saber por onde seguir, como seguir e, principalmente, o quanto – monetariamente ou não – “custa” esse caminho, fazem a diferença entre um empreendedor de sucesso e um fracasso pré definido.
Ser empreendedor é diferente de ser bem sucedido, poderíamos nós considerar que o sucesso de um empreendedor pode ser correlato a sua capacidade de administração, para gerir seus riscos e avaliar seus processos, sabendo qual decisão deve ser tomada?
Com essa pesquisa procurou-se, através do exercício proposto na