Níveis de PH e Molaridade
Bacharelado em Engenharia Civil
Química Geral
Luiz Guilherme Viezer Gonçalves RA:20130144344-1
Semestre/Ano: 2º semestre / 2013
Objetivo: Medir níveis de PH e molaridade.
Materiais e reagentes utilizados:
Béquer
Balão volumétrico
Pipeta volumétrica
Proveta
Pisseta
Solução de NaOH
Solvente H²O destilada
Introdução:
O comportamento das soluções geralmente depende não só da natureza dos solutos, mas também de suas concentrações. O termo concentração é usado para designar a quantidade de soluto dissolvido em uma determinada quantidade de solvente ou solução. Assim quanto maior a quantidade de soluto dissolvido em certa quantia de solvente, mais concentrada a solução resultante.
Procedimento e Resultados:
Experimento 1
Pesada uma solução de 1,93g NaOH na balança de precisão, dissolver essa solução em 150ml H²O destilada até ficar uma mistura homogênea, após dissolver essa solução transferir para um balão volumétrico de 500ml e completar com H²O destilada até o menisco, medido o PH dessa solução obtendo assim 12,45. Calculado a molaridade da solução obtendo 0,096 mol/L.
N° mol =
N° mol =
Experimento 2
Pipetar 25ml da solução anteriormente preparada e transferir para um balão volumétrico de 100ml completando com H²O destilada até o menisco, medido o PH dessa solução obtendo 12,00. Calculado a molaridade da solução e obtendo 0,02 mol/L.
A diferença do PH entre os dois experimentos se deve a quantidade de H²O destilada utilizado em cada um deles, foi utilizado uma quantidade maior de solvente no segundo experimento.
O PH esperado para ambas as soluções é 12,98.
Conclusão: Com a realização da prática, foi possível aprender a medir o PH e calcular a molaridade das soluções. Essas medidas são indispensáveis, principalmente quando se trata ao consumo humano já que podem ser nocivos à saúde.