atps
DISCIPLINA: MATEMÁTICA FINANCEIRA
CURSO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
Prof. Leonardo T. Otsuka
Tutora à distância: PRISCILA MUNARI
RODRIGO VIOLANTE PERINA – 389300
CELSO ANDRADE DA SILVA JUNIOR – 396484
BRUNO MORGADO DA CRUZ - 368032
PAULO HENRIQUE GALVANI GAMA - 403960
Marília/SP
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 CONCEITOS
2.1 VALOR PRESENTE
2.2 VALOR FUTURO
3- EXERCÍCIO DE VALOR PRESENTE E VALOR FUTURO
4- JUSTIFICATIVA
5- JUROS COMPOSTOS
6- RELATÓRIO COM OS VALORES
7- TABELA SAC
8- FÓRMULA SACRE
9- FÓRMULA PRICE
10- RELATÓRIO FINAL
11- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1- INTRODUÇÃO
A Matemática Financeira é uma área da matemática que aplica seus conceitos no estudo da variação do dinheiro ao longo do tempo. A origem da Matemática Financeira está intimamente ligada a dos regimes econômicos, o surgimento do crédito e do sistema financeiro.
Todo o desenvolvimento da Matemática Financeira está ligado a utilidade do dinheiro, que gera dinheiro, ao contrario de sua simples propriedade, que por si só não apresenta rendimento.
2- CONCEITOS
2.1-VALOR PRESENTE
Em termos de fórmulas de matemática financeira, o Valor Presente significa o valor que eu tenho na data 0, que será igual ao valor que terei no final do fluxo de caixa, após juros, entradas e saídas.
Na fórmula M = P . (1 + i)n , o principal P é também conhecido como Valor Presente (PV) e o montante M é também conhecido como Valor Futuro (FV)
Então essa fórmula pode ser escrita como:
FV = PV (1 + i) n
Isolando PV na fórmula temos:
PV = FV / (1+i)n
O valor presente líquido (VPL), também conhecido como valor atual líquido (VAL) ou método do valor atual, é a fórmula matemático-financeira capaz de determinar o valor presente de pagamentos futuros descontados a uma taxa de juros apropriada, menos o custo do investimento inicial. Basicamente, é o calculo de quanto os futuros pagamentos somados a um custo