Atps
Com base no livro Negociação Baseada em Estratégia, o conceito de negociação pode ser feito de diferentes formas, devem ser utilizadas como ferramentas para alcançar seus objetivos como negociador, não só no plano profissional, como também no plano pessoal, pois estamos em constante negociação com aqueles que nos cercam.
Para o autor José Carlos Martins f. de Mello, a negociação é um processo social utilizado para fazer acordos e resolver controvérsias. O mais importante em um processo de negociação é que todos obtenham resultado, pois a balança da percepção de bom negócio não pode pender mais para um lado e menos para outro. O melhor é sempre o equilíbrio.
É fundamental discutir preços, formas, quantidades e prazos de pagamento. Negociar é se movimentar independentemente, da estratégia a utilizar. Quem está disposto a negociar também está disposto a ceder de forma (negociação cooperativa ou competitiva).
A cooperativa é obtida por meio de entendimento das duas ou mais partes envolvidas, existem concessões que são dadas mas não extraídas à força.
A competitiva baseia-se na capacidade de satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes ou cidadãos aos quais serve no seu mercado objetivo, de acordo com a missão específica, para a qual foi criada. É obtida pelo poder de extração de concessões, poder de ceder menos que o negociador, pois este é fundamental ao negociar. A negociação pode ser feita em qualquer momento, mas o seu posicionamento é fundamental para sua evolução neste processo.
Negociar é um acordo entre as partes com propósito de um mesmo objetivo, um acordo aceitável entre elas. O que muda é a forma de obtenção do acordo onde cada parte tem o seu modo de negociação.
BIBLIOGRAFIA.
Negociação Baseada na Estratégia.
AUTOR.
José Carlos Martins f. de