Atps
Trabalho acadêmico: Contabilidade Geral
ETAPA 2 – PASSO 3
Houve modificações no grupo ativo permanente, onde passa a ser chamado de Ativo não circulante. Além disso o diferido foi extinto.
ETAPA 2 – PASSO 4
Ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade; Passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorrido, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos;Patrimônio Líquido é o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos. As definições de ativo e passivo identificam os seus aspectos essenciais, mas não tentam especificar os critérios que precisam ser atendidos para que possam ser reconhecidos no balanço patrimonial. Assim, as definições abrangem itens que não são reconhecidos como ativos ou passivos no balanço porque não satisfazem aos critérios de reconhecimento. Ao avaliar se um item se enquadra na definição de ativo, passivo ou patrimônio liquido, deve-se atentar para a sua essência e realidade econômica e não apenas sua forma legal. Dessa forma, o arrendamento financeiro dá origem a itens que satisfazem a definição de um ativo e um passivo e, portanto, são reconhecidos como tais no balanço patrimonial do arrendatário. Balanços patrimoniais elaborados de acordo com os Pronunciamentos Técnicos deve incluir como ativo ou passivo itens que satisfaçam a essas definições.
Ativos
O beneficio econômico futuro embutido em um ativo é o seu potencial em contribuir, direta ou indiretamente, para o fluxo de caixa ou equivalentes de caixa para a entidade. A entidade geralmente usa os seus ativos na produção de mercadorias ou prestação de serviços capazes de satisfazer os desejos e necessidades dos clientes. Tendo em vista que essas mercadorias ou serviços podem atender aos seus desejos ou necessidades, os