atps
Como o planejamento estratégico está orientado para o futuro em um horizonte temporal de longo prazo é necessário haver uma boa dose de intuição, discernimento e julgamento. Logo, existem duas dificuldades básicas em se lidar com o planejamento estratégico: a complexidade ambiental e a projeção de ações para o futuro.
O planejamento estratégico apresenta as seguintes características:
1. É projetado no longo prazo: pelo menos em termos de seus efeitos e consequências.
2. Está voltado para as relações entra a empresa e seu ambiente de tarefa: portanto, sujeito à incerteza e imprevisibilidade dos eventos ambientais.
3. Envolve a empresa como um todo: abarcando todos os seus recursos, no sentido de obter efeito sinergístico de todas as capacidades competências e potencialidades da empresa.
O planejamento estratégico é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões a cerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo. É um processo contínuo de tomada de decisão estratégica e não mais um plano feito e refeito a cada ano que passa. Preocupa-se em considerar as implicações futuras das decisões que devem ser tomadas no presente. Trata-se de estabelecer o que a empresa deve fazer antes da necessária ação empresarial. Isso significa que a empresa toda deve ser envolvida no planejamento estratégico.
Como o planejamento estratégico é genérico e abrangente, ele precisa ser desdobrado em planos táticos desenvolvidos no nível intermediário da empresa, cada qual voltado para o seu departamento.
O planejamento estratégico exige sete etapas:
1. Determinação dos objetivos.
2. Análise ambiental externa.
3. Análise organizacional.
4. Formulação de alternativas.
5. Elaboração do planejamento.
6. Implemento e execução.
7. Avaliação dos resultados.
Em função da missão e da visão organizacional, são