ATPS
Objetivo.
Este trabalho tem como objetivo a reflexão sobre a importância da humanização dos profissionais presentes no momento em que o diagnóstico de uma deficiência é comunicado à família ou aos cuidadores.
Introdução.
A humanização tem sido estudada no âmbito da saúde visando proporcionar um tratamento que leve em conta a totalidade do indivíduo. A humanização pode ser definida como o resgate do respeito à vida humana, levando-se em conta as circunstâncias sociais, éticas, educacionais, psíquicas e emocionais presentes em todo relacionamento. Ao se falar do momento do diagnóstico de uma deficiência acredita-se que a humanização torna-se importante, pois estudos apontam que a atitude do profissional frente à família pode amenizar o choque causado pela notícia sendo assim, é preciso que haja uma busca para um atendimento humanizado e não massificado tanto no sistema privado d atendimento à saúde quanto no público.
Humanização
No diagnóstico das deficiências a humanização é importante, pois o vínculo estabelecido entre profissional da saúde e familiares, no caso do diagnóstico das deficiências influenciará as atitudes familiares posteriores frente ao indivíduo com deficiência, podem ser encontradas na literatura muitas definições do termo. Segundo Ferreira (1986), o termo humanizar significa: tornar humano, dar condição humana.
Em saúde, Souza (1985) afirma que humanizar é o processo que busca oferecer ao paciente um tratamento que leva em conta a totalidade do indivíduo. Lerch (1983) conceitua a humanização hospitalar como a principal característica de uma administração eficaz e como objetivo primordial de qualquer profissional prestador de serviço em saúde.
Considera-se então, que o serviço da saúde deve ter como eixo central a humanização e os aspectos subjetivos da condição humana, pois a