gereciamento de pessoas
Maximiano (2000) esclarece que no início da Revolução Industrial as práticas administrativas eram rudimentares, sendo necessário o desenvolvimento de um corpo organizado de conhecimentos para otimizar a produção. (Livro-texto, Desenvolvimento de Recursos humanos, p. 9)
Foi assim, que as grandes fábricas da época começaram a se preocuparem com a eficiência dos processos seguidos, chamando a atenção de estudiosos, que desenvolveram as bases da ciência econômica e da teoria da administração.
As pessoas é a parte mais importante na administração, pois e através delas que os objetivos da organização são alcançados, sendo o elemento fundamental para que o funcionamento das práticas organizacionais tenha o máximo de produtividade e rentabilidade com baixo custo possível.
Nas últimas décadas o ambiente organizacional se tornou instável, sendo necessário que os modelos de gerência de antigamente sejam substituído por novas tendências da atual modernidade. Mudanças de paradigmas e a globalização são elementos que fazem parte da nossa vida e não podemos fechamos nossa mente para essa nova fase. Nas grandes empresas que adotam sistemas burocráticos e sistemáticos estão perdendo grandes oportunidades no mercado, pois essas instituições fecham seus olhos para que novos sistemas sejam implantados em suas empresas possibilitando mudanças que as beneficiaram na execução de seus serviços. Sendo assim, mudar paradigmas já estabelecidos inovando seus programas existentes, as colocarão em um caminho novo e com diversas oportunidades de crescerem profissionalmente.
As iniciativas para criação e manutenção de novas linhas de produtos e serviços devem se apoiar na necessidade do mercado e são neste contexto que as organizações devem tomar decisões para transformar o sistema de recursos humanos, trançados estratégias que vão beneficiar, para tornar a empresa mais ágil e eficiente. Uma organização compreende três tipos de recursos para execução