atps
O sistema de PPCP é uma área de decisão da empresa que o objetivo tem a planejar e controlar os recursos alocados ao processo produtivo visando atender as demandas do cliente.
O mercado apresenta centenas de alternativas e de aplicativos de software para apoiar a implantação e as decisões decorrentes destes sistemas. Entre estes aplicativos estão aqueles que utilizam a lógica MRPII – que apresentam todos, em linhas gerais, uma mesma estrutura básica de uma solução do problema e variam entre si nas funcionalidades que cada particular aplicativo de software apresenta. Além dos aplicativos que se utilizam da lógica MRPII, outra soluções, mas especificas e ainda em um estagio menos avançado de desenvolvimento que tem sido recentemente disponibilizado e comercialmente: os sistemas da programação da produção com capacidade finita que possuem cada uma da sua lógica própria de soluções de problemas normalmente e baseada em simulação MRPII, que denomina abordagem adotada pelos diversos fornecedores de sistemas.
Na realidade, no entanto, as decisões envolvendo as escolha e implantação de sistemas de PPCP que tenham ocorrido nas empresas, em muitos casos, segundo uma lógica que podem ser caracterizada como induzidas por promessas de panacéias, em detrimento da escolha de um sistema que melhor suporte as estratégia competitiva da empresa.
O impacto estratégico das decisões resultantes de um sistema PPCP
Estas decisões definem em quatro determinantes fundamentais do desempenho deste sistema:
Os níveis, em volume e mix, de estoques de matérias primas, de produtos em processo e produtos acabados;
Os níveis de utilização e de variação e da capacidade produtiva ( e, consequentemente, os custos financeiros e organizacionais decorrentes de ociosidade, hora extra, demissão, contratação, sub contratação e outros;
Nível de atendimentos a demanda dos clientes, considerando a disponibilidade