Atps
ADMINISTRAÇÃO
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
JUNDIAÍ , 05 DE JUNHO DE 2013
Etapa 2.
Como sistema, podemos definir negociação como um processo embasado na comunicação, argumentação, onde se busca o melhor entendimento entre comunicador e interlocutor de forma a se alcançar um objetivo que traga satisfação para ambas às partes (ganha-ganha). A negociação é onde temos que atingir nossos objetivos, procurando se comunicar bem e tentar sair com o resultado que será bom para todos os lados.
Temos outros três tipos básicos de negociações que são as; Distributivas, integrativas e criativas.
A negociação distributiva envolve apenas uma questão, compra e venda de um carro, aonde a única questão a ser negociada é o valor do automóvel. Já a negociação integrativa envolve diversas questões, podendo se citar a mesma compra ou venda de um carro, mas ao invés de negociar apenas o valor do automóvel, negocia-se também o prazo do pagamento, a inclusão de certos acessórios, a data de entrega, entre outros.
Já a negociação criativa, cada parte revela seus interesses, a partir dos quais busca soluções que sejam capazes de atender a maior quantidade possível de interesses envolvidos.
Podemos definir a negociação em três etapas fundamentais; entrada, procedimento da negociação e saída.
A comunicação como já citado acima é à base de todo processo de negociação, tendo em vista que, para que a negociação seja satisfatória é necessário que a comunicação seja feita de forma simples e objetiva, com habilidades de conhecimento e técnicas para fazê-la.
A importância em uma negociação é de total relevância, pois é necessário para que ambas as partes possam atingir seus interesses e objetivos na negociação. A comunicação é a base para que se obtenha um grande sucesso para ambas as partes e que seja um processo que agregue muito mais do que somente a soma das contribuições individuais.
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO - TABELA 1 - AUTOR DO