Atps
Importância do estudo das ciências sociais e da sociologia jurídica em especial
A Sociologia é fundamental para o legislador, pois lhe fornece os recursos essências para a elaboração das leis como fatos que estão ocorrendo no grupo, as relações que necessitam de melhor disciplinamento, os conflitos que se travam enfim a realidade social.
Tendo em vista que as leis terão que estar em constante reajuste devido o dinamismo da sociedade, sendo que o legislador tem que estar atento a todas essas informações para aplicar e modificar.
A sociologia jurídica a um juiz é um complemento necessário para interpretação sem desrespeito às leis da hermenêutica e acompanhar as evoluções sociais.
Sendo que o Juiz incumbido de unificar a ciência do direito com a filosofia do direito para chegar as raízes das normas jurídicas.
Orlando Gomes levantou uma questão que a realidade jurídica constitui se de dois elementos fundamentais o material que é a matéria prima da experiência jurídica constituindo se de fatos sociais e a questão formal que é formada de conjunto de normas.
Para o advogado denota uma visão mais ampla e real do fenômeno juridoco, mostrando que o direito não é uma soma exata que perdure para sempre, mas sim flexível e se molda de acordo com a necessidade para não tornarem obsoletas e ineficazes diante de constante evolução.
Capitulo Oito
Objeto da sociologia jurídica
O objetivo da sociologia jurídica ao tratar da autonomia é o direito fato, tal que para maior entendimento é necessário a interpretação incoguinitivas dos seus autores para adotar o que apresenta uma maior compreensão.
O entendimento de Emile Durkheim, sociólogo francês coloca que o objetivo da sociologia é investigar como as regras jurídicas se constituíram real e efetivamente e o modo como as normas jurídicas funcionam na sociedade.
Para saber os resultados e se está sendo aplicadas e o exame das causas que determinam o surgimento das regras