ATPS ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS - ETAPA 1
Conceitos de Ética
Ética é um código de conduta social. A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais, é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Como por exemplo, a evolução do conceito de éticas nas décadas de 60 ao fim do milênio.
A Ética Aristotélica
Ética Aristotélica trata-se do bom senso. A Ética Aristotélica é nitidamente teleológica, interpreta a ação humana segundo a categoria de meio e fim. Aristóteles em sua filosofia trás isso mais sistematizado, pois ele divide a natureza humana em três partes: saber teórico, saber prático e saber criativo. Em seu artigo Aristóteles menciona que a felicidade consiste na realização humana e no sucesso que o homem pretende obter ou fazer. Para ele chegar onde deseja, significa desenvolver virtudes, que nossas qualidades de caráter possibilitarão atingir a excelência, o que significa uma “ética perfeita”, ou seja, o que importa é que ambos visam o bem.
“Estas ciências práticas, de fato, dizem respeito à conduta dos homens, bem como ao fim que através dessa conduta eles querem alcançar, seja enquanto indivíduos, seja enquanto fazendo parte de uma sociedade, sobretudo da sociedade política”.
A Ética na Sociedade Brasileira atual
O meio Social Comum: A sociedade faz com que a maioria das pessoas, aprenda que as regulamentações sociais, busquem um convívio harmônico e direcionem tudo a um interesse comum. Um cidadão, que passa horas e horas em busca de um atendimento médico-hospitalar, não o encontrando, recorre aos serviços farmacêuticos, onde perpetua ali, total despojo pela integridade da saúde do povo. Se por um lado a lei proíbe o farmacêutico de vender medicamentos, por outro a polução está sempre em busca de sua condição humana de existência.
O meio profissional e empresarial: A prática de ética nas organizações vem se