atps z roberto
Introdução
Conforme proposto pelo professor José Roberto através do ATPS (Atividade Prática Supervisionada) realizamos um plano de negócios que é um estudo de viabilização de negócio, para diminuir os riscos e as incertezas que rodam antes da abertura de uma empresa.
Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, mediante simulações, em vez de cometê-los no mercado.
Objetivo
O Objetivo do plano de negócios é, a partir da ideia central, definir formato, identificar os pontos de diferenciação pelos quais a empresa irá competir no mercado e levantar fraquezas e vantagens da concorrência.
“Enquanto o empreendedor não consegue estruturar a implantação do negócio no papel, a execução não deve ser realizada. Neste processo é preciso definir viabilidades financeiras e técnicas, enxergar potenciais de crescimento e de barreiras, e principalmente analisar o impacto dos riscos através de elaboração de cenários”, indica Batista Gigliotti, presidente da Fran Systems, consultoria no desenvolvimento de negócios e franquias.
De acordo com Batista Gigliotti, com o plano de negócios podemos perceber os fatores internos e externos que cercam a futura empresa, melhorá-los e decidir se é viável a abertura deste negócio ou não.
Com a economia aquecida, atualmente o mercado brasileiro é mais carente de bons planos de negócios do que de capital. O dinheiro não é mais empecilho, e muitas empresas não sobrevivem por não aplicarem seus planos durante a vida útil da organização. “Muitas não conseguem saltar de pequena para média empresa por conta de um plano de negócios mal definido”, conta Ignácio.
O plano de negócios mal elaborado resulta em um empreendimento que não dá prejuízo nem grandes lucros, permanece sempre com os mesmos resultados e em situações piores, com a falência da empresa.
Objetivo Específico
Existem dezenas de micro nichos dentro do mercado. Escolhemos o nicho de roupas