ATPS Transformador
INTRODUÇÃO
A geração transmissão e distribuição de energia elétrica é um problema bastante presente em todos os segmentos da Engenharia . Desde a geração até a distribuição ao consumidor final, passando por transformadores, retificadores, entre outros, identificando as diversas funcionalidades.
Portanto, é essencial reconhecer e compreender os princípios da corrente alternada, dos circuitos monofásicos, o conceito de potência e fator de potência, bem como sua correção, identificação, ligação, partida e manutenção de geradores e motores de corrente alternada e de transformadores, sistemas trifásicos, potência em cargas trifásicas equilibradas e equipamentos de manobra, proteção e medição.
O gerador superficialmente falando nada mais é do que a produção da energia elétrica e como essa energia é gerada quais os processos em que a mesma é submetida. Nessa geração irão existir dois tipos de transmissão o de corrente alternada e o de corrente continua onde algumas usinas já utiliza esse método.
A distribuição de energia será também um ponto em que através da mesma que ocorre a distribuição aos pontos de consumo que seriam esses as casas, empresas entre outros.
Por fim escolhemos a subestação, que são um conjunto de equipamentos responsáveis pela regulação da tensão e a compensação de reativos possibilitando alternativas para a distribuição e transmissão de energia.
Geração de energia elétrica
Os geradores de eletricidade necessitam de energia mecânica (energia cinética) para fazerem girar rotores das turbinas, nos quais estão acoplados, no mesmo eixo, os rotores dos geradores de eletricidade.
Turbina e gerador é o nome do conjunto de equipamentos fundamental em uma usina de geração de energia elétrica. O valor da tensão gerada em uma usina elétrica é de 13.800v.
Os tipos de energia mais usados no Brasil é usina hidroelétrica, fonte agua; usina termoelétrica, fonte gás, óleo; Usina nuclear,