ATPS transferencia de calor
Engenharia Mecânica – 7º B
Prof. Thiago Mendonça
ALUNOS
NOME: Clayton Ferreiro Dos Santos
RA: 3715656042
NOME: Cleber Elias Lourenço Tostes
RA: 3704604400
NOME: Michael Rodrigues Tosta
RA: 4200077648
NOME: Túlio Mauricio Fausto
RA: 3704605379
NOME: William De Aguiar Felício
RA: 3715674211
ATPS
Ribeirão Preto
2014
ETAPA 1
Aula-tema: Introdução ao estudo da transferência de calor.
PASSO 1
Mecanismo de transferência de calor
A condução consiste na transferência de calor através de uma substância de uma zona a temperatura mais elevada, para uma zona a temperatura mais baixa por choque mútuo entre os átomos ou moléculas permitindo que as partículas rápidas provenientes de altas temperaturas transmitam energia cinética às mais lentas.
Numa transferência de energia por condução não há, portanto, transporte de matéria, mas sim interação entre partículas.
A transmissão do calor através dos metais realiza-se por um mecanismo de condução uma vez que estes possuem elétrons livres nos átomos, que contribuem para a condução térmica. Por este motivo os metais são bons condutores térmicos.
Os líquidos e os gases são piores condutores do que os sólidos metálicos uma vez que as partículas que os constituem estão mais afastadas umas das outras do que nos sólidos metálicos, não sendo por este motivo tão fácil de transferir o calor por condução.
O valor do calor transferido por um mecanismo de condução é diferente para as várias substâncias e é determinado pela designada Lei de Fourier, em homenagem a Joseph
Fourier (1768-1830), que em 1822 estabeleceu a referida lei.
A convecção é um processo pelo qual o calor é transferido de um local para outro de um fluído, pelo próprio movimento de partículas desse fluído. É um mecanismo de transferência de calor típico dos meios fluídos (líquidos e gases), já que só nestes há possibilidade de deslocação do meio em que se propaga o calor.
Existem dois tipos de convecção: convecção natural ou espontânea e