Atps TICA E FILOSOFIA
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
ETAPA 1 E 2
1° SÉRIE B
Profº: Ramiro Grando
Ana Caroline Faustino Da Silva
RA: 6814008460
Carlos Henrique Sassi Dos Santos
RA: 8805353331
Clairton Rosa Machado
RA: 9095453732
Elói Antônio Cherobini
RA: 9095453749
Eduardo Santana
RA: 9056438837
Etapa 1
Passo 1
O anencéfalo é um embrião que bem no começo nasce com a má formação e que se forma sem a caixa craniana e sem o cérebro antes de um mês de vida. O feto não possui os hemisférios cerebrais em virtude de um fechamento do tubo neural. Como a cabeça não se fecha o cérebro não se desenvolve, o feto apresenta um achatamento da cabeça, o que desfigura a face, em outras palavras são fetos sem cérebro, e até hoje não se sabe as causas certas dessa patologia, sabe-se apenas que fatores nutricionais, genéticos e ambientais podem influenciar indiretamente. Assim como a exposição da mãe durante os primeiros dias de gestação a produtos químicos, solventes e irradiações; alcoolismo e tabagismo, a causa mais frequente é a deficiência de ácido fólico de um complexo vitamínico B.
O tema causa muita polêmica na atualidade tanto na sociedade como no meio jurídico, de acordo com a Procuradoria Geral, se ficar comprovada a anencefalia depois de diagnosticado por uma junta médica habilitado, a antecipação terapêutica do parto é um direito fundamental da gestante porque pode por em risco de vida e levar a morte da mãe.
Existem relatos de mães que ao ser diagnosticado essa má formação do cérebro muitas delas entraram em depressão, não se alimentavam, não dormiam e chegaram a pensar em até tirar a sua própria vida, porque era um sonho construído, muitas já tinham o nome, o quarto montado as roupinhas de bebê compradas e outras até ganhas de amigos, parentes e avós e de repente receber uma notícia dessas é como se o mundo havia acabado.
O que levou a decisão do STF em permitir o aborto de fetos anencéfalos
Todos sabem que a nossa constituição criminaliza o aborto, salvo em