ATPS Tica Profissional
Disciplina: Ética Prossional
Curso - Serviço Social
2014/2
Valparaíso - SP
•
•
Prof. EAD – Me. Maurício Dias
Tutor Presencial – Maria Gabriela do Nascimento
•
Alunos e RA:
Dioneia Aparecida Golin Acre
429692
Kassio Oliveira da Conceição
429788
Lucia Helena da Silva
429807
Maria de Fatima Ramos Salesse
429824
Tatiane Modesto de Souza
429890
Valdirene Aparecida Turcato Fontes
429900
INTRODUÇÃO
A atividade de prática supervisionada relata os principais conceitos morais relacionados com a sociedade. Ou seja, a aplicação da ética individual inclusa na sociedade, e suas principais causas de conflitos como o preconceito, a divisão de classes, a alienação moral, etc. O objetivo é aproximar tais conceitos com a realidade, retratando fatos reais e reportagens que mostram a ruptura dos princípios éticos de um indivíduo. Além da importância que possui a ética no contexto do
Serviço Social, onde o assistente social deve possuir um caráter integro, além de procurar agir sempre de acordo com os códigos éticos à eles apresentados.
A moral origina-se do desenvolvimento da sociabilidade; atendendo à necessidade do estabelecimento de determinadas normas e deveres em um contexto de convivência social e socialização.
Isso possibilita que os indivíduos adquiram um senso moral, como por exemplo, justiça, religião, etc., ou seja, tornem-se conscientes sobre valores e princípios éticos.
Moral ou moralidade é usada para identificar se os indivíduos estão sociabilizados, e se são responsáveis por suas atitudes obtendo um comportamento de acordo com normas, e valores socialmente determinados e impostos a eles. Assim, o senso moral estabelece uma relação de valores entre indivíduo e sociedade (entre sua consciência e sua prática).
A moral é perpassada por interesses de classes, e por necessidades de reprodução das relações sociais, que tem por consequência fundar um determinado modo de produzir materialmente e espiritualmente a vida