ATPS TICA PROFISSIONAL
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ÉTICA PROFISSIONAL
ÉTICA E SERVIÇO SOCIAL: FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS
ANA MARIA DE ANDRADE - RA. 412734
FERNANDA DE CÁSSIA CANHETE - RA. 421815
GLÁUCIA RONDORA SANTANA - RA. 406034
KELLI KIMIKO MARQUES TAMASATO - RA. 423283
NAIELE FARIAS DOS SANTOS AZEVEDO - RA. 421581
Tutora Ead: Profa. Edilene Xavier Rocha Garcia
Tutora presencial: Cecília Mussi Espíndola
AQUIDAUANA/MS, 05 DE NOVEMBRO DE 2014.
Introdução
O presente relatório tem como base os comentários do livro BARROCO, Maria Lucia Silva,
Ética e Serviço Social: Fundamentos Ontológicos.
Tem como objetivo a compreensão dos conceitos fundamentais no que diz respeito à ética e suas relações com o Serviço Social.
“[...] este trabalho não é desinteressado; busca oferecer elementos para uma apreensão crítica da ética profissional, objetivando o favorecimento da moralidade inscrita no projeto profissional que nos últimos 30 anos tem influenciado significativamente os rumos do serviço social brasileiro.” BARROCO, 2010. 16 p.
Considerações Sobre ética e suas relações com o Serviço Social
A história do Serviço Social no Brasil se confunde com as mudanças políticas, sociais e éticas do país, mudanças essas que se tornaram muito mais intensas no início da década de 90. Eis que em seu cotidiano, o assistente social se depara com novas realidades provocadas pela globalização e massificação da informação e nesse cenário tem que conviver com os seus valores morais e éticos e com os valores da sociedade em que atua.
E, mais ainda, depara-se com situações e sujeitos extremamente alienados pela lógica perversa dos valores do ter em detrimento dos valores do ser, característica preponderante do modo de produção vigente (RODRIGUES, 2012 ).
A moral atua entre as relações sociais atendendo a necessidades práticas, por meio de normas e deveres estabelecidos, fazendo com que os indivíduos sigam costumes e hábitos que favorecem o controle