ATPS TF
O presente trabalho tem por objetivo expor alguns conceitos diante do proposto constituído de alguns componentes importantes, como PIB Percapita, Gini, Curva de Lorenz e IDH. São termos essenciais para uma visão sobre as práticas de desenvolvimento humano, com o objetivo de mostrar como devemos calcular e entender o que é preciso para um país ou uma região ser desenvolvido economicamente e socialmente.
Serão feitas algumas importantes considerações que podem influenciar diretamente em uma decisão. Também iremos entender sobre os BRICs, que atuam na economia mundial.
PRODUTO INTERNO BRUTO – PIB
O PIB é um indicador para medir a atividade econômica do país. Quando há queda de dois trimestres consecutivos no PIB, a economia está em recessão técnica. Os economistas costumam dizer que o PIB é um bom indicador de crescimento, mas não de desenvolvimento, que deveria incluir outros dados como distribuição de renda, investimento em educação, entre outros aspectos.
PIB PER CAPITA
PIB per capita é o produto interno bruto dividido pela quantidade de habitantes de um país. É um indicador muito utilizado na macroeconomia, e tem como objetivo a economia de um país, estado, ou região. Para o cálculo do PIB, é considerado apenas bens e serviços finais.
O PIB per capita é usado como indicador, pois quanto mais rico o país é, mais seus cidadãos se beneficiam. O PIB possui apenas uma consideração, é possível que o PIB aumente enquanto os cidadãos ficam mais pobres, e isso ocorre, pois o PIB não considera o nível de desigualdade de renda das sociedades.
O PIB pode ser calculado de duas maneiras. Uma delas é pela soma das riquezas produzidas dentro do país, incluindo nesse cálculo empresas nacionais e estrangeiras localizadas em território nacional. Nesse cálculo entram os resultados da indústria (que respondem por 30% do total), serviços (65%) e agropecuária (5%). Entra no cálculo apenas o produto final vendido, por exemplo, um carro e não o aço e ferro da