ATPS TERCEIRO SETOR
Serviço Social
Disciplina: Rede Social e Terceiro Setor
Tutora a distância: Mª Eliza Cléia
Acadêmicas:
Cleonice Leal Souza
RA: 131739
Elen Carla Nogueira Gonçalves
RA: 374959
Francisca Araújo
RA: 404259
Maria Ritielly F. Dos Santos
RA: 376868
Rosimere de Leão Batista
RA: 363494
Tucuruí
2014
INTRODUÇÃO
Diante do contexto social, no qual estamos inseridos, em meio a uma diversidade de problemas, mesmo com os avanços tecnológicos, científicos, que condiz ao mundo globalizado, nos deparamos com lutas sociais e de classes, buscando conquistar e manter a supremacia no que abrange a sociedade. Isso reflete a existência da centralização do poder contrastando com uma imensa demanda populacional que vive à margem do desenvolvimento socioeconômico, o que demonstra a grande desigualdade social vigente.
O presente trabalho consiste na elaboração de um relatório, a partir da realização de entrevista com um profissional de uma ONG. Tendo em vista que o profissional de Serviço Social tenha conhecimento da estrutura Socioassistencial da cidade em que atua, assim como das leis e normas que regem o trabalho social, para a obtenção de maior qualidade e compromisso ético com os cidadãos.
Assim, é relevante e necessário que o Assistente Social esteja informado no que diz respeito à rede
Socioassistencial, tendo em destaque um dos seus componentes o Terceiro Setor. Sendo este, composto em grande parte, por Organizações não Governamentais (ONGs).
Inicialmente será abordado a Norma Operacional Básica/Recurso Humano - NOB/RH- SUAS sendo responsável pela definição de diretrizes e responsabilidades no âmbito da política do trabalho na área da Assistência Social.
NORMA OPERACIONAL BÁSICA/RECURSO HUMANO - NOB/RH SUAS
A Norma Operacional Básica – NOB/SUAS disciplina a gestão pública da política de assistência social no Brasil, exercida como forma de abordagem, em consonância com a