relatorio de quimica Dara
Resumo: Foram concretizados sete experimentos para estabelecer se eram fenômenos químicos ou físicos , com varias substâncias. Determinando ao final de cada reação qual o fenômeno, e observando o que ocorreu com os reagentes durante a reação.
Introdução: Os experimentos que iremos desenvolver eles nos ajudam a descobrir como essas reações são realizadas. Um fenômeno físico não altera a composição da matéria, ou seja, aconteça o que for a matéria será a mesma. Quando um sólido passa para o estado líquido: um cubo de gelo derretendo, ele modifica sua forma e aparência, portanto dizemos que sua estrutura física passou por alterações. Mas sua composição vai deixar de ser água (H2O)? Não, sua estrutura química será a mesma. Já o fenômeno químico é todo aquele que ocorre com a formação de novas substâncias. Um fenômeno químico, como a combustão, transforma uma substância em outra, com diferentes propriedades químicas. O fenômeno químico altera a natureza da matéria. O fenômeno físico altera apenas a forma da matéria.
Parte experimental:
* Materiais: Becher, vidro de relógio, tela de amianto, espátula, tubo de ensaio, pipeta.
* Reagentes:
Cristais de iodo, água destilada, carbonato de cálcio (CaCO3), ácido clorídrico (HCl), sulfato de sódio (Na2SO4), cloreto de bário (BaCl2), cloreto férrico (FeCl3), ticinato de amônio (NH4SCN), sulfato cúprico (CuSO4), cloreto férrico (FeCl3), ácido clorídrico (HCl), fenolftaleína, hidróxido de sódio (NaOH), água de barita (Ba(OH)2), gás carbônico (CO2).
Procedimento experimental:
1. Em um becher colocar alguns cristais de iodo (I2), cobrindo com um vidro de relógio e nele colocar um pouco de água. Em um local preparar o bico de busen e colocar o tripé a tela de amianto e o becher contendo o iodo sobre ele, aquecendo-o com a chama baixa, até que os vapores do iodo cheguem no vidro de relógio. Observando o que acontece com o aquecimento do iodo
2. Colocar uma pequena quantidade de carbonato de cálcio